Páginas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Krampus - O Anti-Papai Noel



O Krampus, como você pode ver nas imagens, é representado como uma criatura bestial — com chifres de cabra, cascos de fauno e o corpo coberto de pelos — de aparência horripilante, e sua origem está relacionada ao folclore germânico. Há milhares de anos, antes do surgimento do Cristianismo, existia na Europa uma grande variedade de lendas associadas à realização de festejos e sacrifícios para honrar as divindades, para que no próximo ano a colheita fosse farta.

De acordo com a lenda, o Krampus aparece na noite do dia 5 de dezembro e fica perambulando pelas ruas durante duas semanas, arrastando correntes enferrujadas e tocando sinos para assustar as crianças. Hoje em dia, jovens rapazes se fantasiam com trajes demoníacos superelaborados e saem pelas ruas, e muitos carregam varas e um cesto nas costas que serviria para capturar os desobedientes e levá-los para o inferno.


Atualmente, em alguns países dos Alpes, celebra-se o Krampusnacht (Noite do Krampus) no dia 05 de Dezembro (Uma vez que dia 06 é comemorado Dia de São Nicolau). As pessoas se vestem como a criatura, e saem pelas ruas participando do Krampuslauf (Corrida do Krampus), onde as pessoas fantasiadas correm pelas ruas segurando tochas e assustando crianças e adultos.
Também é comum trocar cartões com imagens do ser, os chamados Krampuskarten (Cartões do Krampus), com imagens da criatura atacando/atrapalhando crianças, ou até mesmo insinuando-se para mulheres. Os cartões geralmente vem com o escrito Grüß vom Krampus (Lembranças do Krampus) e acompanham poemas engraçados ou frases.


Nenhum comentário:

Postar um comentário